sábado, janeiro 13, 2018

A INSUSTENTÁVEL LEVEZA DE SER PROFESSOR

Os médicos, invariavelmente, alvejam seus pacientes como indivíduos apsíquicos, assim como os professores, invariavelmente, fazem com seus alunos. O que quero dizer, está no livro do Tallaferro de Psicanálise, é que os médicos não levam em conta o psíquico do sujeito para tratar seu corpo, seu estado geral, até a sua organização do discurso. Ora, o poder do psiquismo é enorme sobre o corpo. Pacientes convencidos, por hipnose, que estão sendo tocado por uma barra quente (que, no entanto, está fria), chega a formar bolhas, ou seja, autodesenvolvem queimaduras de segundo grau. Que outra prova querem do poder do pensamento?
Os professores também tratam seus alunos como pessoas apsíquicas e não levam isso em conta para envolvê-los na aprendizagem, na hora de aplicar suas provas, medir sua aprendizagem e conversar sobre eles no conselho de classe. Apesar de provavelmente reconhecer que cada aluno é único, se sentem incomodados de não se permitirem esse pensamento, talvez pela nossa própria incapacidade profissional. Também existe nessa relação, o intersubjetivo, derivado da transferência e da contratransferência entre os sujeitos: professor e aluno. Quando algum aluno “tocar” no recalque íntimo do professor, ainda que inadvertidamente, o aluno estará “morto” para aquela disciplina. E o contrário, também acontece. Quando alguma questão dessa é revelada, torcem o nariz, investem em fatos concretos, acreditam em suas anotações sobre o aluno. E, ademais, parecem-me que então estão corretos: são incapazes de qualquer poder de julgamento eficaz, para além de suas anotações estáticas. Sem esse poder, sem essa capacidade, por que julgam?

Defendo então o que de mais justo deveria ser feito nesse momento: não julgar. Ora, defendo, por conseguinte, que a educação seja um ato contínuo, de encaminhamento próprio e que interrompam definitivamente esses dispositivos coercitivos chamados de reprovação e recuperação. Deixem o menino avançar! Deixem a menina seguir o tempo dela! Educação é ato contínuo, definida de maneira própria e não pela tutela coercitiva do estado. Nós, professores, não temos capacidade de julgar ninguém. Muitos de nós, não conseguimos nem ter uma visão aproximada de nós mesmos... A saída é democratizar a educação, a partir dos alunos. Simples assim.

Nenhum comentário:

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...