O descobrimento do Brasil

Cresci com a ideia de que o Brasil não existia antes de 1500. Cabral descobriu aquelas terras que eram habitadas por pessoas mas aquele grupo não representava nenhuma civilização e muito menos um país. A culpa foi do livro didático e de seus interlocutores, mas eu já esqueci desse lado da história. Passei, depois que estudei mais profundamente evolução humana, um imenso respeito pelo Brasil pré-cabraliano. Os indígenas - como nós chamamos nossos primeiros habitantes - foram os primeiros brasileiros "da gema". Mas quando tudo isso começou então?
Há duas correntes divergentes. A diferença entre elas é de mais de 30 mil anos. A primeira está sustentada por fósseis encontrados no Piauí. Esses fósseis de Homo sapiens datam de 48 mil anos. A segunda, está fundamentada em fósseis encontrados na região de Lagoa Santa, MG e datam de 11 mil anos. Entre essas datações, há fósseis ainda com 23 mil anos, no Mato Grosso. O que parece ser meramente uma questão de datas não é. Essas ocorrências precisam ser explicadas.
Segundo a hipotese da origem recente, asiáticos teriam entrado na América graças ao congelamento do Estreito de Behring (já perceberam o leve puxar de olhos dos ameríndios?). Eles atravessaram a pé a nova passagem e entraram na América do Norte, atravessaram a Central e chegaram na região Sul. Segundo a hipótese da origem antiga, os primeiros brasileiros chegaram aqui vindo da Austrália ou da Indonésia, em embarcações rudimentares.
Duas ideias, todas com seus prós e seus contras. Fica mais digestiva a ideia da passagem norte-americana. Faz sentido. Mas como explicar então a datação encontrada nos fósseis do Piauí e do Mato Grosso? Mas então, se as datas estiverem corretas seria possível sem teconologia e sem deixar rastros, pequenas embarcações navegarem tanto tempo, a grandes distâncias, com sucesso? Como seria a alimentação da tripulação? E a localização geográfica? Eles teriam viajado aleatoriamente? Teriam sido ajudados de alguma forma? Poderiam ter desenvolvido alguma ferramenta que teriam possibilitado tamanha proeza? Não sabemos. Ainda.
Talvez até as duas ideias estejam corretas, uma vez que potencialmente uma não exclui a outra. Os trabalhos genéticos nas populações indígenas brasileiras serão muito importantes para desvendar o mistério tão íntimo de nós brasileiros: a nossa origem antes dos portugueses.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Insetos e aracnídeos: uma confusão evitável

Lista de exercícios - biologia