terça-feira, novembro 03, 2009

Questões de biologia - desafio




1. O genoma é o material genético de uma espécie, desde vírus até os mamíferos. Os mamíferos, a exemplos das aves são animais conhecidos como sendo de "sangue quente" por manterem a temperatura final acima da do meio ambiente. Com base nessa informação, responda:




a) Cite uma adaptação comum entre essas duas classes de vertebrados para sustentarem essa condição fisiológica, ou seja, a de serem animais de sangue quente.




b) Há supostamente nesses animais uma predominância de pares G-C (entre guanina e citosina) no genoma deles em função de serem animais de sangue quente. Que relação existe entre esses dois fatos?








2. Na raça de gatos Manx, um único gene é responsável pela ausência de cauda, sendo esse gene letal quando se é um homozigoto. Do cruzamento entre gatos sem cauda, houve uma ninhada de seis gatinhos, sendo que dois morreram em função do gene letal em questão. Qual a probabilidade de apenas um dos gatos que sobreviveram não apresentar cauda?





3. A seleção natural é, em resumo, a sobrevivência do mais apto. Nessa situação, indivíduos menos adaptados tendem a desaparecer, características mais "aptas" tendem a se tornar mais comuns e outras, serem eliminadas. Observe a tabela abaixo sobre a composição sanguínea brasileira:








Com base nas informações acima, apresente:



a) Uma ideia possível que CONFIRME que o grupo O é mais comum porque é mais adaptativo.




b) Uma idéia possível que NEGUE que o grupo O é o mais comum porque é mais adaptativo.





4. Comente a frase: " A beleza do DNA do cromossomo Y e do DNA mitocondrial está em que nenhum deles é contaminado por mistura sexual." (Richard Dawkins, A grande história da evolução, p. 77)




5. O esquema abaixo mostra um cladograma que envolve os vertebrados.






Com base nele, responda:
a) Por que os répteis formam um grupo parafilético?
b) Por que, com base no esquema, as aves deveriam ser consideradas répteis?

Um comentário:

Anônimo disse...

bom comeco

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...