Questões de biologia - desafio




1. O genoma é o material genético de uma espécie, desde vírus até os mamíferos. Os mamíferos, a exemplos das aves são animais conhecidos como sendo de "sangue quente" por manterem a temperatura final acima da do meio ambiente. Com base nessa informação, responda:




a) Cite uma adaptação comum entre essas duas classes de vertebrados para sustentarem essa condição fisiológica, ou seja, a de serem animais de sangue quente.




b) Há supostamente nesses animais uma predominância de pares G-C (entre guanina e citosina) no genoma deles em função de serem animais de sangue quente. Que relação existe entre esses dois fatos?








2. Na raça de gatos Manx, um único gene é responsável pela ausência de cauda, sendo esse gene letal quando se é um homozigoto. Do cruzamento entre gatos sem cauda, houve uma ninhada de seis gatinhos, sendo que dois morreram em função do gene letal em questão. Qual a probabilidade de apenas um dos gatos que sobreviveram não apresentar cauda?





3. A seleção natural é, em resumo, a sobrevivência do mais apto. Nessa situação, indivíduos menos adaptados tendem a desaparecer, características mais "aptas" tendem a se tornar mais comuns e outras, serem eliminadas. Observe a tabela abaixo sobre a composição sanguínea brasileira:








Com base nas informações acima, apresente:



a) Uma ideia possível que CONFIRME que o grupo O é mais comum porque é mais adaptativo.




b) Uma idéia possível que NEGUE que o grupo O é o mais comum porque é mais adaptativo.





4. Comente a frase: " A beleza do DNA do cromossomo Y e do DNA mitocondrial está em que nenhum deles é contaminado por mistura sexual." (Richard Dawkins, A grande história da evolução, p. 77)




5. O esquema abaixo mostra um cladograma que envolve os vertebrados.






Com base nele, responda:
a) Por que os répteis formam um grupo parafilético?
b) Por que, com base no esquema, as aves deveriam ser consideradas répteis?

Comentários

Anônimo disse…
bom comeco

Postagens mais visitadas deste blog

Insetos e aracnídeos: uma confusão evitável

Lista de exercícios - biologia