segunda-feira, março 30, 2009

Pro dia nascer feliz

    Nesse domingo (29 de março), li uma entrevista do cantor Ney Matogrosso para a Folha de S. Paulo de arrepiar. Ele conta detalhes de sua intimidade com o também cantor e compositor, já morto, Cazuza. Eles foram namorados no final dos anos 70. Não é isso que me escandaliza. É um aparte singelo no fim da entrevista. Ney admite que fez sexo com vários homens e um deles certamente contaminado com o vírus da AIDS (e não se tratava de Cazuza) com o qual não se protegeu. E Ney nunca se contaminou. Segundo ele, perguntou a médicos o porquê e de fato pouco escutou como resposta a não ser um ar de dúvida.

    Essa situação pode ser parcialmente explicada pelas alfa-defensinas. Em 2002, um grupo norte-americano determinou (e publicou na Science) que cerca de 5% da população mundial é naturalmente imune à AIDS. As células desses "sortudos" produzem três tipos de moléculas que são ativas contra os dois tipos de vírus e seus subtipos. Assim, a exposição ao vírus não corresponde à infecção ou, quando acontece, a evolução sintomática é muito lenta.

    Como podemos traduzir isso em mais um tratamento contra a doença? As perspectivas existem mas quase sete anos se foram e nem o grupo de Rockfeller (Nova Iorque, EUA) e nem qualquer outro conseguiu resultados concretos e animadores. A defesa contra o HIV é algo inato, proporcionado pelo nosso material genético que só sabemos se temos ou não sob prova, ou seja, sob contato com o vírus.

Ninguém quer descobrir a qual grupo pertence, o dos alfa-defensinas positivo e o outro, não é mesmo?

6 comentários:

Anônimo disse...

mto interessante a materia! mas como q essa molecula age? ataca o virus? impede q os linfocitos T sejam atacados??

professor lasneaux disse...

Eu não sei ao certo. E nem sei se eles têm com precisão como elas agem. Ainda não tive acesso ao artigo original.

Anônimo disse...

obrigada assim msm!
abraço

Anônimo disse...

"cerca de 5% da população mundial é naturalmente imune à AIDS"
Dessa eu não sabia...
:) parabéns professor,o blog está cada vez melhor!

professor lasneaux disse...

Muito obrigado! Continuem passeando por aqui!

Anônimo disse...

O show do Ney é excelente!! ahuahuaha Inclusive a melhor parte é quando ele canta as músicas do Cazuza!

Lucas Gemelli

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...