Gabarito da lista

1. a) Não. As rodófitas, as clorófitas e as feófitas apresentam exemplares pluricelulares (multicelulares).

b) Alimento. Cosméticos. Produtos laboratoriais. Meios de cultura.

c) Tipo de pigmento. As rodófitas apresentam ficoeritrina, as feófitas apresentam fucoxantina e as clorófitas apresentam clorofilas a e b.

2. a) Metaphyta.

b) Presença de tecidos vasculares.

c) Porque são avasculares.

d) Apresentam alternância de gerações em que o gametófito é uma geração haplóide e o esporófito, diplóide.

3. a) Esporófito (acima): diplóide e gametófito (abaixo): haplóide.

b) Meiose.

4. Apresenta mais de uma origem evolutiva, ou seja, mais de um ancestral em comum.

5. c

6. 2 1 4 5 3

7.

a) Paramécio e anêmona - eucariotos

b) Presença de tecidos.

8. A frase está incorreta. O coanócito está relacionado com a captura de alimento e não com a defesa, como os cnidoblastos.

9. e

10. d

11. O FSH induz o desenvolvimento do folículo. O folículo libera estrógeno que promove a secreção de LH. O LH promove a ovulação.

12. Baixos, particularmente se a mulher estiver no período pós-ovulatório.

13. Sim. Mulheres grávidas apresentam taxas altas de estrógeno e progesterona.

14. Impedindo o encontro de gametas.

Comentários

Anônimo disse…
Professor Lasneaux qual a sua definição de ser vivo?Pq se eu levar em consideração o fato de ser vivo ser aquele que é capaz de reprodução o virus entaria no grupo de ser vivo.
Bom, estamos diante de um impasse existencial. Na verdade, qualquer tentativa de qualificar os vírus como seres vivos ou não é passível de alguma crítica. Eles estão além da matéria bruta e aquém do metabolismo próprio das células. A tendência é de NÃO classificá-lo como ser vivo, fato corroborado pela ausência de nome científico e de um reino para eles.
Bons estudos!

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