terça-feira, fevereiro 24, 2009

Controle térmico ou Termorregulação

A temperatura influencia em diversos mecanismos químicos e físicos. E também nos biológicos. Assim, a manutenção da temperatura equilibrada – a temperatura homeostática – é de interesse para que a espécie possa se manter viva e metabolicamente ativa.


Os animais se dividem em dois grandes conjuntos em relação à temperatura.







Tomemos como exemplo, a temperatura humana em função da do meio ambiente.

Em I, o corpo sente frio. Para manter a temperatura estável, dispõe de alguns mecanismos. O tremor gera calor pela contração dos músculos. O arrepio forma uma importante camada de ar que atua como isolante térmico. A vasoconstrição periférica permite uma contenção de calor do corpo por uma menor convecção dele para o meio ambiente.
A região II é termoneutra. O corpo não apresenta nem a sensação de frio, nem a de calor.
Em III, o corpo sente calor. Há dois mecanismos utilizados. A sudorese consiste em eliminar suor, a água arrasta calor para fora do corpo. Ocorre vasodilatação periférica para dissipar calor mais rapidamente.

2 comentários:

Anônimo disse...

Marcello, você pode passar seu email pra mim? (manda um email pro meu scandelli1991@gmail.com). Gostaria de perguntar algumas coisas.
Grande abraço!
Lucas Gemelli

Anônimo disse...

Mais uma vez venho aqui para dizer que o blog está excelente, inclusive as "aulas".

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...