segunda-feira, junho 04, 2007

Sistema cardiovascular

    A circulação humana é fechada, dupla e completa. Fechada pelo fato de o sangue circular apenas no interior de vasos; dupla, porque há duas circulações (a pequena e a grande); completa, porque não há mistura de sangue entre as câmaras.

    O coração humano apresenta quatro câmaras (ou cavidades): dois átrios (ou aurículas) e dois ventrículos. O lado direito do coração trabalha apenas com sangue venoso. O lado esquerdo, apenas com sangue arterial. Entre as câmaras do lado direito, há uma válvula chamada de tricúspide. Entre as câmaras do lado esquerdo, a válvula é chamada de bicúspide (ou mitral). As válvulas permitem com que o sangue sigam do átrio para o respectivo ventrículo sem que retorne. Defeitos nas válvulas são audíveis ao estetoscópio. São chamados de sopros.

    O coração humano é automático. Impulsos elétricos são gerados no átrio direito por uma massa de células musculares chamada de marca-passo ou nódulo sino-atrial (NSA). A modulação da freqüência cardíaca é realizada pelo sistema nervoso autônomo (SNA). Há dois nervos associados ao coração. O nervo cardíaco pertence à divisão do SNPA chamado de simpático. Libera neurotransmissores estimuladores, moléculas de noradrenalina. É responsável pela taquicardia. O nervo vago pertence ao Parassimpático e libera acetilcolina sobre o músculo cardíaco. É responsável pela bradicardia.

    As contrações cardíacas são as sístoles. Os relaxamentos das câmaras, diástoles. A sístole do ventrículo esquerdo gera a pressão arterial máxima e sua diástole, a pressão arterial mínima. Por isso, a leitura de pressão é feita em dois valores. A pressão arterial é medida pelo esfigmomanômetro ("aparelho de pressão"). O aparelho mede as pressões na artéria braquial, que se encontra no braço. Há preferência para que a medida seja feita no braço esquerdo.

Circulações

  1. Pequena circulação ou circulação pulmonar

Inicia-se no ventrículo direito e termina no átrio esquerdo. O sangue sai venoso pelas artérias pulmonares. Sofre hematoses no coração e retorna arterial pelas veias pulmonares.

  1. Grande circulação ou circulação sistêmica

Inicia-se no ventrículo esquerdo e termina no átrio direito. O sangue sai arterial pela artéria aorta e retorna venoso pelas veias cavas, superior e inferior.

2 comentários:

Anônimo disse...

professor, no texto sobre a pequena circulação há a informação de que a hematose é realizada no coração,mas ela acontece no pulmão, certo?!

Anônimo disse...

proff...como o garoto falou, que eu saiba ,na pequena circulação o sangue entra na artéria pulmonar ,passa para o pulmão onde ocorre as trocas gasosas, depois´passa para a vaia pulmonar e desemboca na artéria esquerda, não?

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...