terça-feira, maio 29, 2007

Ser ou não ser negro, de quem é a questão?

A questão das cotas gera um debate infindável. O que já era discutido entre os geneticistas, sociólogos, antropólogos e outros, agora degringolou de vez. O que é ser negro?

A UnB parecia ter a fórmula mágica. Requerendo o sistema de cotas, o candidato entrega uma foto junto ao "pedido" e uma comissão faz a análise. Olham para a foto e... pimba! Decidem quem é negro e quem não é. A universidade sempre se defendia argumentando que a comissão era idônea, plural, precisa, porque se utilizava de vários critérios o que praticamente zerava a chance de confusões.

Gêmeos idênticos. Também chamados de monozigóticos. Surgem de uma única fecundação: um ovócito é fecundado por um espermatozóide. Da fusão, surge um único zigoto. Na segmentação (ou clivagem), um erro provoca a formação de dois embrioblastos e então se tem, futuramente, duas crianças. Crianças com mesmo patrimônio genético. Idênticas geneticamente. Não há confusões. Ou há?

Alex e Alan Teixeira são irmãos. Mais que isso, são gêmeos. Mais que isso, são gêmeos idênticos. Seus 46 cromossomos são idênticos. Derivaram de um mesmo zigoto. Cor da pele é genético? Sim. Se um é branco, o outro deveria ser. Se um é mulato, o outro deveria ser. Mas a UnB parece contrariar a lógica. A sua comissão fez o improvável. Decretou um como negro e o outro, não.

Trabalhos recentes trouxeram mais polêmica a tudo isso. Como soa artificial o método que rotula nossos jovens como negros ou não. O intérprete campeão do último carnaval do Rio de Janeiro, Neguinho da Beija-Flor, descobriu que 67% de seus genes são de origem européia e apenas 31% de origem africana. A chance de erro é de 5 a 10%, o que não inverteria o resultado. A atriz Ildi Silva, no alto de sua pele negra e olhos claros (trabalha em uma telenovela de horário nobre) tem 71% de genes europeus contra 19% de origem africana. São negros de pele, indiscutivelmente, mas são "negros"?

Estão reduzindo a questão social por trás das cotas em um semblante fixo de uma foto entregue a uma comissão. Acho que não está funcionando...

Nenhum comentário:

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...