quarta-feira, outubro 15, 2008

O homem de 2,72

Até hoje, nenhum homem ou mulher superou a marca do norte-americano Robert Wadlow (1918-1940) em termos de altura: 2,72m. Ele sofria de um tumor na hipófise anterior (adenoipófise) que o levou a um crescimento espantoso. Você pode curtir um pouco da vida "diferente" de Robert na sua curta jornada aqui conosco, no youtube em http://www.youtube.com/results?search_query=robert+wadlow&search_type=&aq=0&oq=robert+w .

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Marcelo, como vai?
Tenho uma dúvida meio nada haver... O Anabolismo envolve a transformação de microsubstâncias em macro, certo? E isso ocorre com perda de água?
Como uma substância pode ter seu volume e tamanho aumentados se está perdendo água???

Abraço, Aretha.

professor lasneaux disse...

Não necessariamente há perda de água. Na verdade, não há aumento de volume. Por exemplo, muitas moléculas de glicose ligadas forma o amido, celulose ou glicogênio. O volume ocupado por eles é menor que o de todas as unidades de glicose livres utilizadas para as suas sínteses. Bons estudos!

Família do Lott disse...

Oi Marcello! Sou a Eduarda lá do galois(3ºano).. tudo bom?
Queria saber se você tem ou terá acesso aos vídeos que serão passados naquela mostra internacional de ciência na TV, que tá acontecendo no CCBB.. principalmente os vídeos relacionados com a nossa matéria...
se possivel, mande a resposta pro meu e-mail: dudinha_lott@hotmail.com
um abraço.

professor lasneaux disse...

Infelizmente, não tenho acesso aos vídeos, Eduarda. Talvez, perguntando diretamente para eles, você possa encontrar alguma possibilidade de tê-los. Bons estudos nessa reta final!

Anônimo disse...

Marcelo, o link de DNA não tá funcionando! =(

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...