terça-feira, novembro 06, 2007

Que tal um simulado?

Relacione DNA, cromossomo, histonas e genes.
Os cromossomos são constituídos de DNA e histonas. Ao longo da molécula de DNA, encontram-se os genes.

A maioria dos insetos passa por sucessivas mudas ou ecdises, do ovo até a fase adulta, cujo controle é feito pelo hormônio ecdisona. Na década de 1970, foi descoberto um hormônio vegetal, o brasinosterol, cuja estrutura química é muito semelhante ao hormônio ecdisona. Pesquisas recentes relatam que o brasinosterol, se administrado em insetos, bloqueia o efeito da ecdisona.
De acordo com as informações acima, responda:
Qual é a vantagem para o meio ambiente do uso potencial do brasinosterol na agricultura?

Os insetos não atingem a fase reprodutiva.

Por que os insetos ametábolos, como a traça-de-livro, poderiam ser menos susceptíveis ao tratamento com brasinosterol do que os insetos hemimetábolos, como o gafanhoto?

Porque não apresentam metamorfose.

O ecoturismo e as viagens, especialmente as internacionais, levam as pessoas a diferentes partes do Planeta. Contudo o corpo humano sofre alterações em decorrência de viagens, que podem dar origem a vários problemas de saúde. Por isso, já existem serviços médicos especializados em Medicina do Viajante.
a) Alguns viajantes queixam-se de leves dores ou de sensação de "ouvido entupido", que podem ocorrer na decolagem ou na aterrissagem de avião. Outros também sentem o mesmo quando, por exemplo, sobem rapidamente uma montanha.
CITE o fator que provoca esses sintomas e EXPLIQUE a atuação dele no ouvido.

A pressão atmosférica. A pressão interna maior provoca uma distensão no tímpano que resulta em desconforto.

b) INDIQUE a causa do inchaço das pernas e dos pés em casos de viagens longas de ônibus, carro ou avião.

Má circulação linfática.

c) Entre outras medidas preventivas desse incômodo, aconselha-se o viajante a movimentar-se e, quando possível, levantar e abaixar as pontas dos pés para exercitar as pernas.
EXPLIQUE como essas duas medidas podem prevenir ou reduzir o inchaço das pernas.

Facilitar as circulações linfática e sangüínea. O movimento muscular é importante para o movimento linfático enquanto a circulação sangüínea melhora nas veias com a atividade muscular.

d) A doença mais comum entre os viajantes é a diarréia infecciosa. CITE um microrganismo causador desse tipo de diarréia. INDIQUE um comportamento que o viajante pode adotar para prevenir esse tipo de diarréia.

Vírus. Evitar ingestão de água de procedência duvidosa.

Um paciente do sexo masculino que recebeu um transplante de medula óssea. Após algum tempo, teve sua leucemia curada. Além disso, uma grata surpresa: ele voltou a ter nascimento capilar! Essa "novidade" segundo os médicos teve a ver com o transplante que recebera. Justifique.

As células-tronco são versáteis a ponto de repararem outros tipos de lesão, como no caso da calvície.

Parasitas intestinais como amebas e giárdias não apresentam mitocôndrias em suas células. Essa ausência é entendida como uma adaptação resultante da vida parasitária entérica. Por quê?

A disponibilidade de oxigênio no intestino é baixa.

Atualmente, o Governo Federal vem discutindo a implantação de quotas para negros nas universidades.
Considerando a cor da pele de negros e de brancos responda:
Onde é determinada, histológica e citologicamente a cor da pele?

Histologicamente: epiderme
Citologicamente: melanócitos

O que confere a diferença na cor da pele de indivíduos negros em relação à dos indivíduos brancos?

O nível de melanina encontrados em suas células epiteliais.

Especifique a forma de herança genética responsável pela determinação da cor da pele.

Herança quantitativa.

Pode-se usar o sistema ABO para "excluir" um suposto pai em uma investigação de paternidade. Para tal, basta determinar o genótipo e o fenótipo do suposto pai e, por comparação com os fenótipos e genótipos do filho e da mãe, verificar se o homem acusado pode ser considerado como um pai impossível. A tabela a seguir mostra os fenótipos do filho e da mãe em três casos.

Indique os fenótipos dos pais que NÃO poderiam ser os pais biológicos de cada caso.

Em 1, não poderia ser B;

em 2, não poderia ser O;

em 3, não poderia ser AB.

As flores coloridas das angiospermas são interpretadas como uma aquisição evolutiva que aumenta a eficiência da reprodução sexuada. De que modo isso ocorre?

A atração de polinizadores animais que são mais eficientes na transferência do pólen.


"SURTO DE CÓLERA ATINGE CENTENAS DE PESSOAS NA CIDADE PARANAENSE DE PARANAGUÁ
Num período de apenas 12 dias, entre 26 de março e 7 de abril, mais de 290 habitantes da cidade de Paranaguá, no estado do Paraná, foram parar em hospitais com forte diarréia e uma perigosa desidratação. O cólera voltou a atacar - e com força".
(Adap.: Rev. Época: 12/4/99. p. 68.)

a) Identifique o reino a que pertence o agente etiológico do Cólera.

Monera.

b) Cite duas formas de prevenção contra essa doença.

Saneamento básico e tratamento dos doentes.

Com base em seus conhecimentos biológicos, comente a frase: "Segundo Pierre Chaunu, nazismo e comunismo são "gêmeos heterozigotos" (que têm características genéticas diferentes), o que os torna, apesar de inimigos e originários de histórias e povos distintos, assemelhados em várias características."

A analogia é infeliz na medida em que os gêmeos ao qual se refere o texto devem ser "dizigóticos" ou "fraternos". Heterozigoto é uma condição genética em que os dois alelos presentes em um indivíduo são diferentes.

7 comentários:

Anônimo disse...

Professor!!!
Aqui é Vanessa Carazza, que foi sua aluna até o semestre passado(3ºG)! Lembra de mim? ^^
As meninas me disseram que um tempo atrás vc passou um vídeo de um teste de vilosidade coriônica. Será q tem como vc me passar esse vídeo? =D
meu email eh: nessinha-ac@uol.com.br

Obrigada =*

professor lasneaux disse...

Acho que elas confundiram. Eu não tenho nenhum vídeo sobre o assunto.

Anônimo disse...

Professor Lasneaux:
Desculpe-me pela intromissão. Mas buscava comentários sobre os colégios de brasília e encontrei seu blog. Estaremos nos mudando para brasília nas férias, minha filha Isabel cursará o 6º ano (antiga 5ª série), ela tem muito interesse por biologia. Na verdade, eu acharia ótimo que ela fizesse um curso profissionalizante que tivesse proximidade com biologia. por enquanto, não encontrei informações sobre cursos profissionalizantes em brasília.
pelo que entendi o sr. dá aula no colégio galois, que me pareceu ser a melhor opção em brasília.
se puder me dar alguma dica, agradeço,
Vera Nonaka - São Paulo - tel. (11) 5093-8700 - email vnonaka@uol.com.br

professor lasneaux disse...

Não conheço cursos profissionalizantes de Biologia aqui em Brasília. O que posso sugerir é que ela estude em um colégio que possa dar vazão a esse interesse. Sou suspeito, é claro, mas o colégio que trabalho é excelente. Eu dou aulas no Galois no ensino médio e no pré-vestibular mas sou o autor dos livros adotados para o ensino fundamental. Nossa escola dispõe de profissionais de alto gabarito e várias atividades na área biológica. Inclusive os alunos do fundamental visitam uma vez por semana uma fazenda experimental da própria escola. Tendo maior interesse, procure-nos em Brasília na Asa Sul, quadra 902. De toda forma, bem-vindos a Brasília.

Anônimo disse...

ai professor marcello visito seu blog todos os dia,le é muito massa,gostei do novo formato.
falo
ass: Andre Amaral

Anônimo disse...

Professooor! Aonde mais posso ver os gabaritos dos simulados do pré vestibular? pq no site do galois não tá abrindo =( e eu preciso mtoo ver p vestibular da UnB...
bjoo!

Silvério, Rayanne. disse...

Agradecendo as respotas que pude obter através de seu blog ;D

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...