quinta-feira, agosto 07, 2008

FUNGOS

FUNGOS

O quinto reino. Até 1969, os fungos eram considerados plantas. Era um resquício de um tempo distante, iniciado pela forma de Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) enxergar as espécies. Segundo ele, quem se locomove deveria pertencer aos animais; quem fica parado pertenceria aos vegetais. Perceba que "vegetar" significa mesmo "ficar parado".

Mas os fungos não são vegetais. Algumas características os aproximam, outras não. Acompanhe os quadros.

Semelhanças

Fungos

Plantas

Parede celular

Presente

Presente

Tipo celular

Eucarioto

Eucarioto

Alternância de gerações

Sim

Sim

Esporos

Presentes e haplóides

Presentes e haplóides

Mas há diferenças importantes...

Diferenças

Fungos

Plantas

Composição da parede celular

Quitina*

Celulose*

Clorofila

Ausente

Presente

Obtenção de energia

Heterótrofo

Autótrofo


*predominantemente

Whittaker foi quem comandou uma nova era para os fungos, alforriando-os de estarem juntos por tanto tempo, das plantas. Não sabemos o quanto tenha um sido um fardo para eles, mas agora eles regozijam em seu próprio quintal: o reino Fungi.

Taxonomia dos fungos

Filo

Espécies

Porcentagem

Exemplo

Ascomiceto

32.300

57

Penicillium

Basidiomiceto

22.244

39

Cogumelos

Zigomiceto

1.060

<2%

Bolor do pão

Quitridiomiceto

790

<2%

Allomyces


16 comentários:

Anônimo disse...

Professor estava no site da globo e achei uma coisa interessante sobre uma pesquisa de tratamento contra o vírus HIV.Segue o link:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL715578-5603,00-PRIMO+DO+DNA+PODE+ATACAR+VIRUS+DA+AIDS+COM+SUCESSO+DIZ+PESQUISA.html

professor lasneaux disse...

Vou dar uma olhada!

Anônimo disse...

Lasneaux eu também li essa matéria sobre o virus da aids na folha online (na área de ciência e saude).. se o senhor puder fazer um texto ou mesmo explicar em saula(lá no pré do galois) seria d grande ajuda.. Se é que haja possibilidades de cair algo na unb
desde já agradeço a atenção

Anônimo disse...

Fala professor! tranquilo?
esses dias eu ouvi uma professora, que é estudante de biologia na unb, que o colágeno que vem nos cremes pode ser absorvido pela pele. Ela disse besteira, não foi? Ou não? oO

OBS: Valeu Lasneaux!!! EU FUI APROVADO NO 2º/2008!!! Engenharia Mecânica!!! Você é um excelente professor!! manda um abraço pra rapaziada do GALOIS! beijo!

professor lasneaux disse...

Já estava pensando no RNAi (RNA de interferência há algum tempo.
Pedro, parabéns pela aprovação. Sucesso na minha queria UnB. Quanto à questão do colágeno, há um erro sim. O colágeno não penetra na pele. Ele é usado nos cremes porque retém água (deixa a pele umidecida) mas fica localizado apenas na camada córnea (queratinizada) da epiderme. O colágeno tem alta massa molecular o que inviabiliza o transporte.
Abração!

Anônimo disse...

Lasneaux, estamos estudando os vírus e uma das doenças que consta em nosso material que é causada por vírus é a SARS, a pneumonia asiática. Eu queria saber se a pneumonia normal é causada por bactérias.
Seu blog verde é lindo =P
Brigada

professor lasneaux disse...

Sim, Aline. A forma mais comum de pneumonia é causada pelos pneumococos, célebres no trabalho do Dr. Griffith, em 1928. Você pode procurar a importância desse experimento aqui, no meu blog. Obrigado! Bons estudos!

Anônimo disse...

Marcello!!
Ótimo texto, como sempre...
=)

Beijão!!
E feliz Dia dos Pais!!
;**

Anônimo disse...

Ooooo Lasneaux!!!=D
Achei o blog!!!!
auheuaehuae, agora estou imprimindo pra ler!Disse que tinha entrado!
hahahaha

Beijo

Anônimo disse...

Professor, as aulas hospedadas no filefactory estão fora do ar, se o senhor pudesse hospedar em outro site, agradeceria

Anônimo disse...

Oi Marcelo.
Então, estava estudando reino protista e apareceu na apostila a questão da coloração com Gram. As que ficam coloridas tem membrana lipolissacarídia e são gram positivas ou é o contrário? porque quando o fadul explicou isso pra gente ele disse algo totalmente diferente.
Abraço

Anônimo disse...

p.s.: disfarça que é reino monera, e não protista! :p mas bah, dá um desconto, já é tanto nome pra decorar que as vezes confunde!
=~~

Anônimo disse...

Marcelo, outra dúvida.... No tecido mielóide encontram-se células precursoras das hemáceas, dos leucócitos e das plaquetass ou se encontram células precursoras das hemáceas, leucócitos e plaquetas já formadas?

professor lasneaux disse...

Aretha. Primeira dúvida: as duas ficam coloridas, só que uma de roxo (positiva) e a outra, róseo (negativa). A membrana lipossacarídica está presente na gram-negativa.
Na medula óssea (hematopoiético mielóide), ncontram-se células-tronco que derivam outras pré-formadas que originam os elementos figurados do sangue. Bons estudos!

Anônimo disse...

Muito obrigado lasneaux!!!
É muito bom ser calouro!
uAHUAHuAHUhauhAUHa

abraço!!

Anônimo disse...

Oi, professor!
eu queria fazer uma observação...
eu achei que foi desrespeitoso o fato de a turma 3 ter de assistir a mesma aula duas vezes no mesmo dia. alem disso, os alunos que obedecem o que é dito que foram prejudiados, pois os outros foram embora... fiquei chateado com essa atitude.

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...