quarta-feira, junho 18, 2008

A lince canadense

Estava pesquisando na web uma foto que representasse a Convenção-Quadro das Nações Unidas de 1992, a Eco-92. Esperava achar alguma importante figura internacional para que quando lêssem o meu livro pudessem vivenciar ali a seriedade do encontro. Mas mudei de idéia. A causa foi uma canadense de apenas 12 anos de idade, chamada Severn Suzuki. Com recursos próprios, ela viajou para o Rio de Janeiro e se chocou com a gangorra socieconômica que nosso país vivencia. E fez um discurso que me encheram os olhos de lágrimas porque sou pai, sou biólogo e sou educador. Queria reproduzir cada palavra no meu livro mas acho que minha coordenadora em São Paulo irá dizer: "vai ser difícil... são os tais direitos autorais..." Paciência. Mas uso aqui minha ferramenta digital para ajudar a manter acesa a chama do discurso simples, corajoso e tocante de uma menina de um país rico mas que entende as diferenças. E sonhava em mudá-las. Assista ao vídeo no youtube. E pense. E multiplique. O meio ambiente é necessário para todos. Até para quem não é bípede, não joga videogame e não come no McDonalds.
http://www.weshow.com/br/p/19843/severn_suzuki_fala_na_eco_92

3 comentários:

Unknown disse...

Oi, Professor Marcello
Eu tinha seis anos quando assisti, ao vivo, esse discurso. E, depois, já cursando biologia, tive contato com ele outra vez pela internet. É incrível, a força que ele tem pra pra quem se identifica com essa abordagem socioambiental da educação, e quando o vi no seu blog não consegui poupar comentário. Parabéns pela sensibilidade.

Quanto à prova, estarei hoje à noite esperando o gabarito preliminar, e, caso você precise de ajuda com os argumentos, pode contar com a minha.

Abraço.
Antonio

Anônimo disse...

Oi, Marcello! tudo bem?!
Adooooooooro seu blog!!

Estou sempre consultando e avaliando suas matérias aqui.
Se puder entre em contato, preciso te enviar as fotos!! rsrs

thifanny.rider_sp@hotmail.com

Abraços
Thifanny

professor lasneaux disse...

Obrigado, Thiffany. O email é lasneaux@galois.com.br.
Boa sorte com o resultado!

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...