terça-feira, setembro 18, 2007

Excreção humana

O sistema excretor é formado por dois rins, dois ureteres, uma bexiga e uma uretra. Os rins produzem a urina a partir de um filtrado sanguíneo. Os dois ureteres convergem a urina para a bexiga, que então a armazena. A urina é eliminada do corpo através da uretra.

Rim

Órgão duplo, localizado na região abdominal. Possui duas partes: a externa, chamada de córtex e uma interna chamada de medula. É no córtex que ocorre propriamente a produção de urina. Nessa região, existem milhares de estruturas chamadas de néfrons.

Néfron

Estrutura microscópica porém multicelular que produz a urina. Possui como partes:

Definição e/ou função

Arteríola aferente

Traz o sangue para o glomérulo

Glomérulo

Vaso enovelado

Arteríola eferente

Leva o sangue que passa pelo glomérulo

Cápsula

Dilatação que contém o glomérulo

Túbulo renal

Reabsorção do filtrado


Túbulo renal

Túbulo contorcido proximal → alça néfrica (de Henle) → túbulo contorcido distal → túbulo coletor

Função do néfron

  1. Filtração

Devido à pressão sanguínea, a parede do glomérulo distende abrindo frestas. Através dessas frestas, água e algumas substâncias pequenas (com glicose, aminoácido, uréia e sais) vazam para o interior da cápsula. O processo diário de filtração é de aproximadamente 180 litros/dia.

  1. Reabsorção

    À medida que passam pelo túbulo renal, diversos componentes são reabsorvidos pela parede do túbulo por diversos mecanismos citológicos. Esses componentes são prontamente reinseridos no sangue. Em torno de 99% do filtrado é reabsorvido.

Substância

Taxa de reabsorção

Água

99%

Sais

99%

Glicose

100%

Aminoácidos

100%

Uréia

50 – 60%


Um terceiro processo ocorre no túbulo renal que é a secreção tubular mas será desconsiderada aqui.

Controle hormonal

Hormônio antidiurético (vasopressina)
Produzido no hipotálamo e armazenado na neuroipófise. Aumenta a reabsorção de água no néfron. Reduz, conseqüentemente, o volume da urina. Sua produção é inibida por algumas substâncias, como o etanol. Face a isso, o sujeito que ingere bebida alcoólica, tende a urinar mais.

Aldosterona
Produzida e secretada pelo córtex da supra-renal (ou adrenal). Aumenta a reabsorção de sódio no túbulo renal. É lançado no sangue quando há falta de sódio na corrente sanguínea e/ou a pressão está baixa. Aumenta a devolução de sódio para o sangue. Isso aumenta também a entrada de água no sangue. Com o volume aumentado, a pressão tende a aumentar.

ANP (peptídio natriurético atrial)
Produzido pelo coração. É liberado quando a pressão sanguínea está alta. Age aumentando o calibre da arteríola aferente, diminuindo o calibre da arteríola eferente e inibindo a secreção do ADH. Tudo isso contribui para que haja maior filtração e menor reabsorção, promovendo então a diurese. Com a perda de urina, o volume sanguíneo diminui, e a pressão também.

MEDICAMENTO DIURÉTICO ABAIXA A PRESSÃO SANGUÍNEA
MEDICAMENTO ANTIDIURÉTICO AUMENTA A PRESSÃO SANGUÍNEA

11 comentários:

Anônimo disse...

professor, acho q seria uma boa idéia sempre q possível os textos acompanharem algumas imagens pra ilustrar as 'situações'
tem certas coisas que são um pouco complicadas de esquematizar imaginando
bom, é só uma sugestão.. =)
os textos estão muito bons!

professor lasneaux disse...

Dá-se as mãos, quer-se o braço...

professor lasneaux disse...

Eu não tenho direito autoral sobre nenhuma figura. Portanto, não posso publicar aqui na internet nada que não seja da minha autoria ou permitido por quem detém os direitos autorais. As figuras devem ser analisadas pelo aluno no seu livro-texto. Bons estudos para todos.

Anônimo disse...

Oi professor! Achei mt 10 esse seu texto-resumo. Ficou fácil de entender e de guardar tb. Obrigada pela ajuda!

Anônimo disse...

parabéns pelo blog, professor!
mto bom!

professor lasneaux disse...

Obrigado pelos comentários! Tomara que os textos tenham realmente ajudado!

Anônimo disse...

Eiiita Lasneaux! Texto mto bom!
Explica tudo e bem resumido! E o texto sobre sistema endócrino ficou ótimo tb! Uma aula praticamente...!
Ah....lembra que eu pedi pra vc colocar um texto falando sobre embriões híbridos aqui no seu blog?? mas você não colocou né....mas hoje eu tive a oportunidade de ler um pouco sobre o assunto....na porva do G100!
hahahahahaha
vc é mau!
beijoss! e boa noite! :D

Anônimo disse...

Prof,
Vc é ótimooo!
O melhor de biologia e é um fofo!!!
Adorooooooo :***

Hugo disse...

mto bom o texto professor!!!
melhor que outros sites que procurei tipo o so biologia!!!!!
bom fim de semana!!

Ny disse...

Muito bom o texto,explicativo e bem claro,poderia complementar um pouco mais a tabela onde explica funções de algumas regiões do néfron,mas no geral ficou ótimo,parabéns.

abraço.

Unknown disse...

Ei cara teu blog é muito bom, explicações ótimas me ajudou muito vlw aa e saiba que é tão bom este texto que o portal da R7 pegou e colou lá na pagina deles eu vim aqui porque queria olhar quem escreveu um texto assim tão perfeito olha lá: http://www.algosobre.com.br/biologia/excrecao-humana.html

O ensino-anfioxo

Provavelmente todos os professores de biologia brasileiros vão morrer sem ver um anfioxo. Mas passam mais tempo falando de...